Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

Criação de Matrinxãs em Canais de Igarapés

A maior parte das pessoas acreditam que há a necessidade de grandes investimentos e equipamentos muito modernos para o Cultivo de Peixes. Na verdade existem inúmeras maneiras de se produzir peixe com sustentabilidade e ainda incrementando a renda familiar.
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia de Manaus(AM), estudou a viabilização da produção do Matrinxã em Canais de Igarapés.
Assista o vídeo desse caso de sucesso...




Mãos a obra...vamos criar!

6 comentários:

  1. Bom dia Vinicius,
    Fiquei curioso sobre uma informação da reportagem: Como as características da água não são alteradas, sendo que há a adição de ração nas fases iniciais do desenvolvimento?! Abração

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de cultivo é quase extensivo. As primeiras fases de desenvolvimento são feitas em laboratório, os animais são estocados com o tamanho de juvenis. E mesmo assim a quantidade de ração utilizada quando comparada ao volume de água não é o suficiente para gerar grande alteração na qualidade da água. Mesmo porque se fossem usada a ração como principal alimento, a atividade se tornaria muito onerosa e esse não é o objetivo do cultivo em Igarapés.
    Espero ter ajudado em alguma coisa. Qualquer dúvida pode voltar a me procurar.

    ResponderExcluir
  3. 0lá Vinicius. Moro na cidade de Tapauá, interior do Amazonas. A minha intenção é começar criando matrinxã em um viveiro escavado, depois passar para tanque rede e depois terminar em canal de igarapé. Porque o meu igarapé aqui é de várzea, e nessa época começa a enchente do rio, mas lá pelo mês de julho, aparece o igarapé com aproximadamente 3,5m de largura com água muito fria. Qual a densidade de peixes para cada caso? Espero que tenha entendido as minhas colocações. Grato. Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, estou fazendo um trabalho sobre a cadeia produtiva de Matrinxã. Gostaria de saber qual foi a ração ofertada para os juvenis? E qual a forma de despesca?

    ResponderExcluir
  5. João Batista
    Olá Vinícios, sou Macapá AP, e tenho uma curiosidade em ralação ao processo de emparedamento do igarapé. se ao invés de usar madeira, poderíamos utilizar pneus usados, causaria danos ambientais? visto que, esse processo alem de menos dispendioso, tiraria de circulação um tipo de lixo urbano sendo reaproveitado, alem do que seu tempo de duração seria sem dúvida incomparável ao emadeiramento. isso é viável do ponto de vista ambiental?

    ResponderExcluir
  6. bom dia queria saber o tempo de cultivo do matrinxa

    ResponderExcluir