Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

Criação de Matrinxãs em Canais de Igarapés

A maior parte das pessoas acreditam que há a necessidade de grandes investimentos e equipamentos muito modernos para o Cultivo de Peixes. Na verdade existem inúmeras maneiras de se produzir peixe com sustentabilidade e ainda incrementando a renda familiar.
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia de Manaus(AM), estudou a viabilização da produção do Matrinxã em Canais de Igarapés.
Assista o vídeo desse caso de sucesso...




Mãos a obra...vamos criar!

domingo, 13 de março de 2011

Cultivo de Pintado em Tanques-Rede em Areais de Seropédica


O Pintado Amazônico é um peixe de carne nobre e saborosa com alto valor no mercado e muito esportivo. Comum em Pesque e Pagues do Brasil essa espécie vem se tornando um dos expoentes da produção de peixes nacionais com sua alta capacidade de converter ração em carne e rápido crescimento.


Hoje com a reprodução da espécie dominada e com treinamento para se alimentar exclusivamente de ração, a produção do Pintado Amazônico é sem dúvida um dos peixes mais promissores para ganhar o mercado internacional.
Com essa perspectiva de mercado o Pintado Amazônico na Fazenda São jorge no município de Seropédica veio a se tornar um ótimo exemplo de investimento e águas ociosas dos grandes areais presentes no Município.
A atividade é dada em sistema de Tanque-Rede e apresentou resultados significativamente interessantes.

Os animais precisaram de 6 meses para alcançar 2kg, peso comercial de abate, com Conversão Alimentar(CA) girando em torno de 2,1 e 2,2.
O grande entrave ainda é o alto preço da ração para peixes carnívoros que tem um custo muito elevado, limitando talvez pequenos produtores de entrar na atividade, mas acredito que organizando-se o cultivo em sistema de "Condomínio", onde pequenos produtores comprem cotas e sejam uma espécie de acionistas na produção, a atividade tome mais força na região e fique mais organizada.

É isso, talvez esse seja o primeiro passo para que novas técnicas sejam estudadas para melhorar atividade produtiva da espécie e com isso os Areais tenham uma saída como Passivo Ambiental na extração de areia e formação dessas grandes e profundas lagoas.


Mãos a obra... vamos criar